Procedimentos |

Cirurgia plástica do abdômen

Cirurgia plástica do abdômenA cirurgia do abdômen ou abdominoplastia consiste na retirada do excesso de gordura e pele da região abdominal, criando um abdômen mais liso e tonificado. Normalmente é indicada para pacientes pós-bariátricos, pessoas de idade madura, ou para aquelas que têm grandes oscilações de peso. As pacientes pós-gravidezes e até mesmo aquelas pessoas com componentes de hereditariedade podem ser candidatas ao procedimento.

Quais são os principais requisitos para se fazer a abdominoplastia?

Você necessita ser saudável, de preferência não fumar e ser realista quanto aos resultados. No entanto, se for emagrecer ou engordar significativamente, ou se a paciente pretende ter mais filhos, aconselha-se adiar a abdominoplastia

Como se dará a primeira consulta com o cirurgião plástico?

O cirurgião plástico deve ser objetivo e direto. Ele vai considerar todos os aspectos, avaliando seu estado geral de saúde por meio de perguntas que atestarão suas condições físicas e se você teve doenças importantes que podem se transformar em fatores de risco para a cirurgia. O médico avaliará, juntamente com o paciente, quais são as melhores opções de procedimentos, se cabem cirurgias combinadas, quais os prováveis resultados e os fatores de risco. 

O que mais devo falar ao cirurgião plástico nesta primeira consulta?

É muito importante não mentir ou omitir informações, principalmente quanto ao uso do fumo, álcool e drogas. Deve informar sobre os medicamentos que usa, inclusive vitaminas, remédios naturais e tratamentos médicos feitos. Se tem alguma alergia medicamentosa ou a alimentos e se já se submeteu a cirurgias.

A abdominoplastia substitui os exercícios físicos e a dieta? Ela corrige minhas estrias?

O procedimento não corrige estrias nem substitui atividade física e dieta, se você tem costume de fazê-las. As estrias podem ser melhoradas se estiverem em áreas de pele a serem removidas, localizadas em geral abaixo do umbigo.

O pós-cirúrgico é muito complicado?

A recuperação não é difícil e varia de caso a caso.  Será devidamente acompanhada pelo cirurgião plástico que vai lhe orientar sobre os medicamentos, cuidados gerais e específicos para redução de possíveis complicações. Serão necessários curativos a serem aplicados sobre as incisões, bem como uso de cintas próprias para minimizar os inchaços e ter uma boa evolução na sua recuperação.

Haverá necessidade de drenagem?

Dependendo, será preciso drenar excessos de sangue ou fluidos para reduzir o inchaço, depois de trinta dias de pós-operatório. Na maioria das vezes, a chamada drenagem linfática resolve, sobretudo por acelerar a recuperação e potencializar os resultados, minimizando as dores do pós-operatório. O cirurgião plástico indica, normalmente, a drenagem, que pode ser manual ou com uso de equipamentos mecânicos. 

A abdominoplastia pode ser combinada com outros procedimentos?

A abdominoplastia é  feita isoladamente, mas se houver necessidade, poderá ser combinada com outras cirurgias plásticas como a  lipoaspiração ou cirurgias que envolvem a mama.


Estas são algumas informações básicas sobre a abdominoplastia, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidato(a) a uma cirurgia do abdômen?  Como é o pré-operatório de forma mais abrangente? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.